Semana da Leitura 2010.2011


A Semana da Leitura está a terminar. Já nos encontrámos com a Drª Ana Maria Cabral para a ouvirmos falar d' «O papel da biblioteca como centro de aprendizagem» e percebemos melhor o que é dito no Manifesto das Bibliotecas Escolares da IFLA/UNESCO (2000):

"Está demonstrado que, quando professores e bibliotecários trabalham em conjunto, os estudantes atingem maiores níveis de literacia, de leitura, de capacidade de resolução de problemas, bem como adquirem competências de informação e comunicação."

A acção foi orientada tendo em conta estes pressupostos:
A gestão das bibliotecas escolares, no quadro do agrupamento e a sua optimização pedagógica devem favorecer o trabalho escolar de professores e alunos. Essa gestão implica uma visão de aproveitamento e uso comum das possibilidades da BE, que pode traduzir-se em:
● uso informal do espaço, com possibilidades pedagógicas acrescidas e com impacto no funcionamento global da escola;
● agregação de recursos (livros, outros documentos e equipamentos) com um papel determinante no desenvolvimento do gosto pela leitura e pelo saber, e na formação sócio-afectiva e cognitiva dos alunos.
● criação de serviços e possibilidades de trabalho, potenciadores de melhores aprendizagens, com um papel importante na aquisição de competências.
Esta visão só é possível com o envolvimento de todos no reconhecimento do papel da BE.

Quero despedir-me da semana (jamais de vós!), oferecendo-vos, para reflexão, estes dez «mandamentos» da autoria de Daniel Pennac: