NATAL

Árvore de Natal

O Natal está quase a chegar, época de prendas e bons sentimentos. Agora é a minha vez de te oferecer uma prenda. Será que com ajuda do teu professor queres retribuí-la? Sei que sim. Então olha para a imagem, lê o poema e...

Não é só na chaminé
Com o Pai Natal ao pé
Nem pinheiro, nem estrelinhas
Natal é uma adivinha

Sabem o que é,
Sabem o que é,
É Natal nasceu um bebé

Ontem, hoje e amanhã
E tu nem sequer sabias
Que não é só em Dezembro
Natal é todos os dias


1) ... continua o poema juntando-lhe mais uma quadra. Depois escreve-a nos comentários e assina-a.
2) Faz um desenho alusivo ao Natal, entrega-o ao teu professor que ele escolherá um ou dois dos melhores para que eu o(s) possa colocar aqui no blogue.


Espero ainda que o Natal sirva para te levar à cozinha (clicar), para escreveres a carta (clicar) ao Pai Natal, para te distraíres a pintar (clicar) e para leres uns contos (clicar) relacionados com esta quadra festiva («O Príncipe Feliz» [Oscar Wilde], «Natal» [Manuel da Fonseca], «A Consoada» [Carlos Malheiro Dias], «Conto de Natal» [J. Araújo Correia], «O Mosteiro» [Paulo Coelho], «O Suave Milagre» [Eça de Queirós], «Natal» [M. Torga]).



Dia de S. Martinho


Estamos em Novembro e daqui a 2 dias (no dia 11) estamos a festejar o S. Martinho. Esta festividade acontece no Outono, época do ano que se iniciou no dia 22 de Setembro e se há-de prolongar até 21 de Dezembro. A propósito daquele santo, criou-se uma lenda que seria interessante que conhecesses. Vamos descobri-la? Aqui vai...


Esta época é caracterizada pela queda das folhas das árvores, pela aproximação à estação fria do Inverno, por frutos característicos como o diospiro, a romã, o marmelo, a castanha, ... . A propósito deste fruto, proponho-te que oiças a história que se segue: