A Maior Flor do Mundo


Ouçam esta história encantadora escrita pelo nosso prémio nobel, José Saramago. Depois, discutam a sua mensagem e tirem as lições que puderem e quiserem. Do debate façam nascer ideias interessantes que podem registar nos comentários a esta mensagem.
Bela ideia, não?!
Está aberto um concurso destinado aos alunos do 1º ciclo - «Conta-nos uma história», iniciativa do Ministério da Educação (no âmbito do PTE), em colaboração com a DGIDC, a RBE e o PNL.
Querem saber mais sobre o mesmo? Cliquem ao lado em «Concursos» - «Conta-nos uma história». A iniciativa é interessante e os nosos alunos vão gostar de participar.

Baús Viajantes


Mais um ano chegou. Há que continuar a estimular nas nossas crianças o prazer de ler. A BM, nesse intuito, criou "O FIASCO DO ROBOT BIBO", que acompanha a entrega dos baús viajantes. A actividade consiste no seguinte:

SINOPSE:

Dois promotores, o Carlos Henriques e o Luís, vão às escolas promover uma nova e avançada tecnologia com o intuito de substituir a entrega dos baús dos livros nas escolas. No decurso da apresentação, muito caricata, apercebem-se que o Robot Bibo tem as funções de ler e contar histórias, impondo métodos muito rígidos, embora desvalorizando a aprendizagem da leitura e do contacto com o livro. A aplicação de métodos muito rigorosos dos quais resultaria o desaparecimento das bibliotecas, livrarias e do próprio objecto “livro” há-de fazer perceber às crianças que é de todo vantajoso saberem ler.
O que parecia uma grande inovação acaba por se tornar um fiasco, terminando com os dois promotores a desistirem da venda do Robot, concordando, assim, que o melhor seria a continuação da entrega dos baús recheados de livros.
Professores, educadores e principalmente as crianças poderão, assim, continuar a usufruir de toda a riqueza que os livros nos proporcionam e nos transmitem. Por isso, já se iniciou a tarefa que continuará de acordo com o calendário que se segue:


No dia 12 de Novembro, entre as 9:30 e as 12:00 horas, irá, como já é tradicional, decorrer a Feira de Outono, no recreio da Escola do 1º CEB - Nelas [Serra].
Nas restantes localidades, a Feira de Outono realizar-se-á no recreio da escola em data e hora a definir pelos docentes.
Contamos com a colaboração de todos (pais, EE, profesores, comunidade educativa, ...) para que tenha o mesmo sucesso dos anos transactos. Só com o V. apoio e empenho é possível erguer esta iniciativa e torná-la interessante, viva, estimulante e dinâmica.